Decore espaços sem gastar muito

Decorar não é fácil, ainda mais quando não se tem muito dinheiro para gastar. Gosto também não é algo fácil de se lidar… Cada um tem o seu. Mas é possível ter algumas noções que agradam tanto a você quanto os visitantes da sua casa.

Vamos primeiro a algumas regras básicas que podem começar a te dar uma luz:

  • Primeiro escolha um tema: uma década, uma cor, um estilo de vida. E não se esqueça disso quando for às compras.
  • Linhas verticais esticam ambientes e aumentam a sensação de altura, linhas horizontais afastam ambientes e dão sensação de largura
  • Espelhos dão a sensação de ambiente mais espaçoso, mas tome cuidado para não cair no brega
  • Cores claras simplificam a compra de móveis e iluminam o ambiente
  • Existem lâmpadas econômicas amareladas. Você não precisa transformar sua casa num imenso escritório de luzes brancas
  • Sempre que puder, utilize pelo menos um elemento natural, seja ele bambu, casca de arvore, um vaso de planta. Isso dá vida ao ambiente.
  • Lembre-se: às vezes é melhor pecar pela falta do que pelo excesso. Seu ambiente deve abraçá-lo, não sufocá-lo
Tendo essas dicas em mente, veja abaixo algumas idéias que podem ajudar você a pensar em como deixar o seu ambiente com a sua cara:
Se você curte um clima praiano, nada melhor do que instalar um rede para acompanhar sua mobília. Você não precisa colocar uma bananeira na sala.... Mas se quiser, pode. Procure, neste caso, usar materiais orgânicos e sustentáveis, como o bambu e a palha.
Procure por adesivos para enfeitar pequenos espaços da casa. Evite os que contém frases/citações e abuse nos grafismos. As listras coloridas e os detalhes que imitam natureza podem dar uma vida nova a móveis velhos.
Abuse das almofadas! Além de serem ítens que deixam a sua casa mais aconchegante, quebram um galho quando você receber mais visitas do que o espaço comporta. Evite usar mais de três tons de cores, mas abuse dos padrões.
No banheiro o que faz diferença são os pequenos detalhes: invista em toalhas de mão bem colocadas e decorativas, pout pourri em pequenos vasos de vidro, plantas ou mesmo quadrinhos de folhas secas.