Os Gays e o Mito da Saúde

Imagem

Saúde: há quem diga que é uma das coisas mais importantes que qualquer ser humano pode ter, mais ainda do que dinheiro ou amor. Dizem que “com saúde, buscam-se todas estas coisas”.

Então porque nós temos uma relação tão estranha com a nossa saúde?

Explico: resolvi perguntar para alguns amigos o que era, para eles, “ter saúde”. A maioria, claro, direcionou quase que instantaneamente a resposta para “ter um corpo saudável”. Eu sei, vocês sabem, todo mundo sabe o que esta resposta quer dizer: “ser sarado”.

Nestes mesmos casos, com os mesmos amigos, indaguei logo em seguida “É mesmo? Só corpo?”. Foi unânime: “Não, claro… é também estar livre de doenças”. E a gente já sabe o que acontece quando a gente desenrola este lado da conversa, né? O papo vai de HIV a cansaço (que muitos insistem em chamar de depressão).

Mas não, ser saudável não é nada disso.

AFINAL, O QUE É SER SAUDÁVEL?

Ter saúde é ter energia, é ter as funções corporais em harmonia com a sua rotina, é conseguir desempenhar atividades físicas e intelectuais sem dificuldade. Sim, é possível ser tudo isso e se divertir.

Acredite: existem pessoas HIV+ que possuem melhor saúde que aquele boy magya malhado da academia. Isso porque além de praticar esportes, existem outros fatores como evitar excessos na alimentação, no consumo de bebidas alcoólicas e até de manter rotinas de descanso.

Porque ser saudável é muito mais que um corpo, é um estilo de vida.Então que tal começar a rever o seu?

COMO MELHORAR MINHA SAÚDE?

Não existe uma regra, cada corpo é um corpo. O melhor jeito é sempre buscar por especialistas na área da saúde para dar direcionamentos de acordo com o que você precisa. Mas vamos lá:

Quer parar de fumar? Troque uma ideia com um Pneumologista. Existem hoje tratamentos gratuitos oferecidos pela rede pública de saúde para quem quer ajuda para largar o vício. E vai por mim, funciona. (Veja como eu parei!)

Quer emagrecer? Não tem jeito, o jeito é deixar de lado o sedentarismo e procurar um Endocrinologista, um Nutricionista e uma Academia. Tudo com seu tempo: ninguém emagrece do dia pra noite, tenha esta consciência.

Um santo remédio para tudo é dormir bem! A falta de sono aumenta a irritabilidade, afeta a memória e desregula o metabolismo, podendo levar até ao ganho de peso.

Cuidar da alimentação é o mínimo. Pode comer batata frita sim, chocolate também. O que não pode fazer é basear a dieta só nisso. Coma verduras e frutas, sempre, pelo menos em uma das refeições. Se puder escolher “integral, escolha. E fuja de alimentos com muito sal!

Beba água. Muita. Sempre.

E lembre-se sempre: pequenas mudanças de hábito fazem toda a diferença e são mais fáceis de serem mantidas do que as mudanças radicais.