“The library is open”

“The library is open”

“Shade comes from reading. Reading came first. Reading is the real art form of insult.”
(“A gongação vem da ‘leitura’. Ler vem antes. Ler é a verdadeira arte do insulto.”)

Essa frase, retirada no filme “Paris is Burning” – citado ano após ano por RuPaul em um dos segmentos preferidos dos fãs de RuPaul’s Drag Race – explica o conceito de “ler” as pessoas como uma forma de arte do insulto.

Na comunidade gay esta prática é tão comum que quase não existe amizade sem este ‘tempero’. Nossos erros e defeitos são expostos e viram motivo de risadas no círculo social. Todo riem, inclusive quem sofre o “shade” – ou é “gongado”, em português viadístico. E isso nunca me incomodou.

Ou melhor, nunca tinha incomodado… até agora.

A gongação, que antes tinha como objetivo zombar nossa própria existência e nos fazer rir dos nossos próprios erros, tem sido utilizada muitas vezes para denegrir e excluir socialmente. Para você descobrir a diferença, basta um único passo: não devolver na mesma moeda.

Fiz isso recentemente com um grupo com o qual me relacionava, e de certa forma me arrependi. O que antes era uma gongação coletiva perdeu a mão, virou uma enxurrada de críticas maliciosas e culminou no meu afastamento forçado do grupo. Fui jogado de escanteio como alguém que não faz nenhuma diferença para o bom andamento social do grupo.

Pessoa supérflua, persona non-grata.
Cachorro de rua… Passa, passa, passa!

Talvez tenha parecido para os outros que eu não quero mais rir de mim mesmo, ou que eu ‘me acho’ algo que eu não sou. Talvez o afastamento tenha sido fruto de uma postura minha que não condizia mais com aquele grupo. Honestamente, não sei dizer o que foi. Sei apenas que eles se foram junto a uma última foto em rede social, com direito a uma legenda maliciosa, e desde então não se tem notícias.

Ficam aqui alguns ensinamentos de RuPaul sobre este tipo de situação:

  • A ‘livraria’ é aberta por tempos delimitados. E quando ela fecha, é oficialmente.
  • Se você não se ama, como poderá amar outras pessoas?
  • Nós, gays, podemos escolher quem são nossas famílias.

Eu quero mais do que amizades baseadas em gongação.
Façam bom proveito dos seus amigos. 😉

rupaul-we-call-you

“The library is OFFICIALLY closed, hunties.”