Biodúvidas: as maiores curiosidades sobre você mesmo

Biodúvidas: as maiores curiosidades sobre você mesmo

Você sabe porque as sobrancelhas existem, ou porque o seu olho treme de vez em quando? Eis aqui uma porção de dúvidas e respostas sobre você mesmo – e algumas coisas que vocês nem imaginava que você não sabia.

 

Por que temos sobrancelhas?

Os pequenos e escassos pêlos desempenham papel importante na proteção dos olhos. A chuva ou o suor que escorrem pela testa têm seu fluxo desviado dos olhos pelas sobrancelhas. Assim, elas nos permitem enxergar mais claramente, evitam que o sal presente no suor queime ou irrite os olhos, e os mantêm secos.

Quantas informações o cérebro é capaz de guardar?

O cérebro humano pode armazenar até 500 vezes a informação contida em uma coleção da Enciclopédia Britânica.

Por que o seu olho treme sozinho de vez em quando?

O tremor dos olhos acontece quando o músculo responsável pelo fechamento das pálpebras se contrai. Cansaço ou tensão são duas causas comuns. O músculo se movimenta rápido para fazer circular mais sangue na região e dissipar o ácido lático, que causa irritação nas terminações nervosas.

Qual a diferença entre feto e embrião?

Embrião é o nome que o futuro bebê recebe até o terceiro mês da gravidez.  A partir de então, passa a ser chamado de feto.

Porque o cabelo cai?

Em certas épocas, a queda de cabelo é mais acentuada, mas isso não significa que estamos ficando calvos. Como os animais, que trocam a pelagem, nossos cabelos também são substituídos (felizmente não todos de uma vez). Estima-se que um fio de cabelo humano dure de 2 a 6 anos.

O que é o tendão de Aquiles?

É a parte do corpo que conecta os tendões dos músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. É o mais forte e rígido dos tendões humanos.

Por que sentimos um choque ao batermos o cotovelo?

Porque temos no cotovelo um nervo muito exposto, chamado Ulnar . Este nervo está portanto suscetível a batidas . O nervo Ulnar está ligado aos dedos mínimos e anelar, daí a sensação de choque se irradiar do cotovelo até os dedos da mão.

Por que urinamos de forma descontrolada quando somos submetidos a situações de medo ou pânico?

Porque o estresse causa uma alteração no controle autônomo do esfíncter urinário, ou seja, a bexiga apresenta contrações involuntárias, diminuindo sua capacidade de armazenamento da urina, o que causa o descontrole.

Por que o monóxido de carbono é tão prejudicial a nossa saúde?

Porque o monóxido de carbono se combina com glóbulos vermelhos muito mais rapidamente que o oxigênio, impedindo que este último seja transportado às células.

Você sabe o que é a cera do ouvido?

A cera de ouvido é formada por óleos e gordura. O ouvido fica protegido de pó e de pequenas partículas, que ficam presos nessa cera.

Por que a água de coco é tão benéfica ao nosso corpo?

Porque a água de coco é rica em sais minerais, principalmente sódio e potássio, e hidrata o corpo com pouquíssimas calorias.

Em que parte do corpo humano você encontra uma amostra completa do seu DNA?

No cabelo. O bulbo capilar fornece uma verdadeira cópia heliográfica do DNA.