Aniversário de 1 ano sem fumar: os mitos e verdades do tabagismo e sobre parar

464944_387877784565154_884068821_o
Essa foto é antiga, calma gente! rs

Hoje completo 1 ano sem fumar. Adoraria criar uma história linda e dizer o quanto isso foi difícil, mas não foi. Na verdade foi tão fácil que, quando parei, nem fiz um “big deal” sobre… Alguns amigos devem estar descobrindo que parei só agora, por exemplo.

Enfim: eu fumei durante 10 anos, dos 18 aos 28, todos os dias, um maço por dia (ou seja, cerca de 20 cigarros médios). Durante este tempo todo eu só fumava uma única marca e morria de medo dela sumir do mercado.

Pois bem, o tratamento foi assim: acordei, entrei no site do meu plano e vi onde ficava o Pneumologista mais próximo do meu trabalho. Por ironia, ficava atrás do prédio onde eu trabalhava, na mesma quadra. Marquei no mesmo dia uma consulta e fui. Chegando lá ele me passou alguns exames, como sangue (venoso e arterial, que dói pencas), função pulmonar, tomografia do tórax, enfim: ele me REVIROU.

Baseado nos resultados e no meu grau de vício, ele me deu duas alternativas:

– Remédio chamado BUP, que segundo ele me ajudaria a controlar 60% da minha vontade ou

– Remédio CHAMPIX, que segundo ele era mais forte mas controlaria 90% da minha vontade de fumar.

Optei pelo BUP, pois tenho medo de remédio forte e por ele ser até mais barato, e então comecei o meu tratamento. Com apenas 3 dias, minha vontade de fumar já era nula (achei até estranho não ter me lembrado de fumar durante um dia todo). Depois disso continuei o tratamento e nunca mais fumei. Nem tive vontade.

Este mesmo tratamento INTEIRO poderia ter sido feito de forma gratuita, com subsídio do Governo. Para você que usa a desculpa da grana: já era, amigão.

Agora chegou a hora de eu falar, com base na minha própria experiência, sobre os mitos e verdades de PARAR DE FUMAR:

– Estou reduzindo: MITO
Com acompanhamento médico e fazendo da maneira correta, você já podia ter parado. Reduzir não auxilia nada – não existem níveis seguros para consumo destas substâncias.

– Você vai sentir mais disposto: MITO
Não sei se porque eu sempre tive uma boa disposição, mas nunca senti diferença alguma. Você realmente consegue andar muito mais rápido e respirar melhor, não fica ofegante tão fácil. Mas só.

– Beber aumenta a vontade de fumar: VERDADE
Eu não voltei a ter vontade, mas sou um caso a parte. Muitos amigos voltaram a fumar na bebedeira.

– Fumar é uma válvula de escape: MEIO VERDADE, MEIO MITO 
Só é valvula de escape quando você fuma. Depois que você para, encontra outros.

– Parar de fumar engorda: VERDADE
Mas não tem nada a ver com comer mais ou sentir vontade de comer doce: seu corpo fica mais saudável, e por isso absorve mais e melhor os nutrientes. Além disso, pode acontecer do cigarro alterar seu metabolismo, e ele ficar mais lento sem ajuda do tabaco.

– Parar de fumar muda o paladar: VERDADE
Tinha uma época que eu precisava comer tudo com pimenta, porque não sentia mais prazer no sabor da comida. Agora até coisa aguada é gostosa!

Se você fuma e decidir parar de fumar, faça isso porque você acredita que isso te fará bem, inclua isso numa lista de várias coisas benéficas que você fará para você, e não porque alguém te falou que é ruim, ou porque você acha que vai ter uma vida melhor só parando de fumar. Algumas coisas, como saúde, dependem de uma série de fatores e hábitos.

Acima de tudo, seja sempre quem VOCÊ realmente quer ser.