Papo de Bar: o que são as bolas laranjas nos fios de alta tensão?

Quando crianças imaginávamos um mundo completamente diferente. E muito nosso. Algumas coisas acabamos descobrindo o que são, outras acabam caindo no esquecimento. Uma delas são as bolas laranjas dos fios de alta tensão.

Bola no Fio de Eletricidade

Lembro que quando eu era pequeno, imaginava que era bolas de baskete esquecidas ali, ou que alguém jogou muito alto e ficaram presas. Depois, algumas pessoas me disseram que eram bolas para evitar que os fios se encostassem durante um forte vento, o que provocaria um curto-circuito.

Eu poderia ter parado por ali nesta explicação, algo até que cabível. Mas a curiosidade é um bicho estranho, e a minha mente é algo non-sense. Por fim, fui averiguar. O que eu achei foi essa explicação:

Como parte das torres de alta tensão é bastante alta, os fios poderiam oferecer risco às aeronaves, principalmente helicópteros, que circulam pela região. As esferas servem para chamar a atenção do piloto e mostrar que lá há um fio. [Superinteressante]

Cada bola daquelas pesa 4 quilos e é feita de plástico comum ou reforçado com fibra de vidro. Por não serem fosforescentes, servem como sinalizador durante o dia. Para alertar as aeronaves à noite existe outro equipamento que capta energia do sol quando está claro e armazena em uma bateria. Quando escurece, o aparelho emite luz na forma de pequenos flashes.

Espero ter esclarecido mais uma dúvida da sua infância que você nem lembrava mais ter e ter adicionado mais um conteúdo inútil na sua lista de assuntos para o próximo bar com os seus amigos =)