Nosso Pequeno Hitler

Nosso Pequeno Hitler

Você já parou para pensar por que a identidade de gênero, a religião, a política ou qualquer outra opinião pessoal controversa possa ser tão desconfortável para os seus ouvidos?

Vamos voltar um pouco na história para entender: há muitos anos atrás o mundo conheceu um cara chamado Hitler. Um cara extremamente inteligente, audacioso e nacionalista. Ele também era um pouco nervoso, e não gostava muito de judeus, poloneses, ciganos, gays e deficientes. Talvez porque eles tivessem outras crenças, ou por causa de sua cor, ou pelo simples fato de serem diferentes.

hitlerPois saiba que todos têm um pequeno Hitler dentro de si.
É um vírus que habita no nosso sangue, e não conseguimos tirá-lo de lá.

Ao vermos alguma coisa que não concordamos, ou que não faz parte do nosso meio de convívio, tentamos ajusta-la para que faça sentido para a gente – e, algumas vezes, podemos ser fervorosos ao fazer isso. É uma forma orgânica de inclusão social que criamos: “vou mudar o que me incomoda nele, para aí sermos da mesma sociedade“.

Mas isso é errado, muito errado. E o pior: algumas pessoas nem sabem da existência de seu pequeno Hitler, ou até que ele precisa ser controlado. Elas o deixam solto, praticando genocídios e holocaustos em suas cabeças. E quanto mais ele mata as concepções de mundo alheias, mais seu discurso passa a fazer sentido na nossa cabeça… Como um vírus, somos infectados por ele.

COMO CALAR SEU PEQUENO HITLER

Existem formas de calar nosso Hitler interior, mas não existe uma fórmula única. Ou seja, cada um precisa aprender a dominar seu próprio mal, e é aí que mora o problema: se às vezes nem sabemos que ele existe, como podemos controlá-lo?

Como dizia minha mãe, “conhecer o problema já é metade da solução”. Saia, conheça e conviva com pessoas diferentes. São elas que vão te mostrar, mais cedo ou mais tarde, o quão fechado você é para o mundo e para opiniões diferentes da sua.

Acredite em mim quando eu digo: TODOS NÓS temos um Hitler interior.
Espero de coração que você consiga encontrar e calar a boca do seu.