5 dicas para eliminar uns quilinhos!

5 dicas para eliminar uns quilinhos!

Esse não é um blog de nutrição, eu não tenho nenhuma formação na área, não levo o menor jeito de blogueiro fitness, nem tenho sobrenome Gil. Mas recentemente eu perdi uns quilinhos e resolvi contar aqui uns segredinhos sobre como eu fiz isso:

1) Tem que fazer exercício

A gordura é um repositório de energia do seu corpo: quanto menos você gasta, mais ele acumula. Por isso, você vai precisar gastar mais calorias do que o costume para perder peso. Algumas delas o corpo já gasta fazendo as coisas básicas, como manter os órgãos funcionando, a cabeça pensando,  os membros se mexendo. Outras, é importante você gastar com alguma atividade física. Se não gosta de malhar, vai pra aeróbica. Não consegue? Tenta natação. Não sabe nadar? Dance enquanto faz faxina. O importante é se movimentar de algum jeito.

2) Alimentação saudável e na medida

Trocar arroz branco pelo integral, cortar o excesso de docinhos e frituras. Isso é o mínimo. Tente também colocar 5 cores de alimentos no prato… sempre! Mas tem algo a mais aqui: comece a almoçar/jantar mais cedo, isso evita a “fome de leão” que leva a gente a comer que nem uma draga. Ao colocar a comida no prato, diminua um pouco o volume: ao invés de colocar três colheres de arroz, tente colocar duas. Coma apenas o suficiente para se sentir saciado.

3) Saciedade

Você precisa também rever os seus conceitos de saciedade. Comeu e ficou com o estômago pesado, visivelmente cheio? Tá errado. Saciedade é “ficar sem fome”, não “estar cheio”. Uma outra coisa importante é que o corpo demora para entender que você está comendo. Faça esse teste: conte quantas mastigadas você dá ao comer – o ideal é entre 30 e 40 vezes por garfada. Isso faz com que o alimento seja melhor digerido, e ainda dá tempo para o seu corpo entender que você já está se alimentando.

4) Fé, Força, Foco

Detesto admitir, mas aquela maldita frase de pessoas que postam foto no espelho da academia é verdadeira. Você não consegue enxergar resultados rapidamente, então precisa ter fé que está fazendo a coisa certa. Tenha força para vestir uma roupinha de academia em dias frios e chuvosos e foque sempre no resultado que você quer atingir – não no que os outros estão atingindo.

5) Nutri e Endócrino

Quando puder, faça uma consulta com um endócrino. Este especialista é capaz de verificar se o seu ganho de peso pode ser um problema hormonal, uma disfunção momentânea ou mesmo um problema mais sério. Já o nutricionista é o especialista capaz de indicar a dieta alimentar mais indicada para o seu corpo e/ou objetivo. O ideal é ir ao nutri por encaminhamento de outro médico – ou seja, depois de verificar em exames que o seu corpo precisa sofrer algum ajuste na dieta.

Tenha sempre em mente que grandes mudanças são difíceis de acontecerem, então dê um passo de cada vez e dê um tempo para a adaptação. Um amigo meu me disse uma vez que para você se acostumar com uma mudança, você precisa conviver com ela por 90 dias. E é a mais pura verdade.

E nunca se esqueça: não busque um padrão estético,
busque a sua felicidade.

11887948_909429392465856_9115646495717589340_n