Sua vida anda sem sentido? #servoluntariovaleapena

Muitas pessoas ainda têm a visão errada do que é o trabalho voluntário e como fazê-lo. Não, não é apenas para plantar árvores na rua, nem catar lixo na praia. O trabalho voluntário é pegar algo seu – e só seu – e fazer algo de bom com ele.

É mais ou menos assim: eu sou uma daquelas pessoas que cheira a metrópole. Corro o dia todo, de um lado para o outro, sem tempo para nada, nunca. Nos finais de semana, quero curtir meus amigos, fazer programas que obviamente não consigo durante em dias úteis, sair de balada. E creio que muitos de vocês possuem esse estilo de vida também. Então, como ajudar?

Algum tempo atrás entrei em contato com uma ONG chamada Junior Achievement, que me convidou para participar de um projeto em que eram dadas aulas para alunos de escolas públicas. Para participar do projeto, eles precisavam criar uma empresa júnior, bem como lançar um produto e toda sua estratégia. Para este projeto, tive a possibilidade de dar aulas sobre Sustentabilidade: suas ações, implicações e complicações.

Dar essa aula era exatamente isso: juntar o útil com o agradável. Além de poder apresentar o tema para os alunos, pude também apresentar uma visão de mercado e apresentar a empresa que eu trabalhava. Não se esqueça: os alunos de hoje serão os estagiários de amanhã, e os diretores de depois de amanhã. A minha participação acabou se tornando uma oportunidade para minha empresa em “ser conhecida/reconhecida”. Chame de branding, mindshare ou qualquer outra coisa. No final, consegui fazer parte de um projeto durante o horário comercial. Simples assim.

Então, se você ainda não sabe como pode ajudar, busque por trabalhos voluntários que possam fazer parte da sua vida, independente de você ter um “tempo” específico para eles. Assim, você consegue sentir o orgulho que o trabalho voluntário traz, ajudar quem precisa e, acima de tudo, fazer parte de algo maior do que o seu umbigo.

Esta campanha, em comemoração à data, reforça que ser voluntário é muito legal, tanto para quem faz como para quem recebe o gesto. O voluntariado pode ser feito no dia a dia e em pequenas ações, algumas delas acontecendo no ambiente digital, como este post!

5 de Dezembro. Hoje é o Dia Internacional do Voluntário
Este post integra a Blogagem Coletiva e voluntária proposta pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE. #servoluntáriovaleapena: se você acredita nesta causa, escreva seu texto também e veja quem já participou!