O Bingo diário das opiniões idiotas na Internet

“Na televisão nada se cria, tudo se copia.”

Foi Chacrinha quem descobriu a fórmula de sucesso para muitos programas de TV, ainda na década de 80. O que ele não sabia é que sua frase seria – no mínimo – imortal. Se fosse vivo, este incrível comunicador poderia corrigir sua frase e trocar facilmente a palavra  TELEVISÃO por COMUNICAÇÃO. Entretanto, se fosse vivo, já teria morrido – de desgosto.

Basta entrar na internet por alguns minutos: tudo que você ler, com certeza, será utilizado numa futura postagem. Ou já foi, fica difícil saber. A comunicação ficou tão corriqueira e banal que a criatividade e a opinião perderam valor. As piadas se repetem, em uníssono, como um grande “pavê ou pra comer“. Já as opiniões deixariam o profeta Maniqueu extremamente satisfeito, pois estamos cada vez mais afogados em certos indiscutíveis e errados absolutos.

Parece até brincadeira. Tanto que, se fizermos um Bingo, podemos realmente brincar com isso. Faça o teste na sua Timeline:

Bingo das opiniões e frases mais comuns das Redes Sociais - mais um clichè oferecido por @mrsalles
Bingo das opiniões e frases mais comuns das Redes Sociais – mais um clichè carinhosamente trazido por @mrsalles

Não podemos negar: somos bombardeados o tempo todo por informações, e temos que estar sempre com tudo afiado, na ponta da língua. No trabalho ou na vida social, estar “por fora” pode ser desastroso. Tente esquecer uma senha bancária, ou o nome de um chefe, ou o que aconteceu naquela novela que todo mundo acompanha. É tanta coisa na cabeça que é até justificável ter opiniões superficiais sobre as coisas, não é mesmo?

Mais ou menos: você não PRECISA ter um conhecimento profundo sobre todas as coisas do seu dia a dia, é normal esquecer as de menor importância. Seguindo tal raciocínio, uma opinião rasa não PRECISA ser compartilhada ou mesmo imposta numa discussão. Veja:

IMPOR UMA OPINIÃO: ocorre quando uma pessoa fala, fala e fala mais um pouco até você cansar de discutir ou começar a pensar exatamente como ela. O discurso, além de vazio, é repetitivo.

OPINAR SOBRE UM CONHECIMENTO: ocorre quando você só precisa dar sua opinião uma vez, até porque ela provavelmente terá fundamento. O discurso é objetivo e claro.

Filtrar as milhares de coisas do dia a dia ou guardar uma opinião com pouco fundamento para você mesmo pode ser crucial, tanto na sua vida profissional quanto na pessoal. Você pode ter menos coisa para falar, mas com certeza seu discurso será muito mais valioso quando for feito. Mostra que além de se importar com o que está sendo dito, você também respeita quem está recebendo a informação.