Rápido, Barato e Incrível: esse Job não existe.

Rápido, Barato e Incrível: esse Job não existe.

“A minha empresa precisa crescer… Como a comunicação pode me ajudar?”

Bom, vamos por partes:

  • A comunicação pode ajudar uma empresa a crescer? Mas é claro que sim!
  • É possível mensurar isso? Sim, mas é importante delimitar os objetivos.
  • É fácil fazer uma comunicação assertiva? Não é, nem um pouco.
  • O resultado pode ser visto rapidamente? Normalmente não… O trabalho de posicionamento de marca é diferente da publicidade “por si só”.

Com base nestas respostas, podemos delimitar então:

Imagem 1: Gráfico ilustrando um conceito básico de comunicação para clientes afoitos.
Imagem 1: Gráfico ilustrando um conceito básico de comunicação para clientes afoitos.

Não, não existe um trabalho de comunicação BBB (“Bom, Bonito e Barato”). Se alguém te vendeu isso, fuja: você vai jogar dinheiro no lixo. No gráfico acima é possível escolher apenas duas coisas ao mesmo tempo. Ou seja:

  • Quer algo rápido e com qualidade? Vai custar mais caro.
  • Quer algo de qualidade e barato? Vai demorar pra ficar pronto.
  • Quer algo barato e rápido? Esqueça a qualidade do serviço.

A comunicação é como a construção de uma parede. Temos que bater a massa de cimento, juntar os tijolos, nivelar, ajustar e algumas vezes até voltar e arrumar tudo do zero. A hora de passar a argamassa e deixar a parede branquinha é a última coisa que a gente vai fazer.

Por muito tempo eu tentei mostrar este conceito para meus clientes, mas muitos me acharam conservador. E eu sou: eu não brinco com o dinheiro alheio. Na hora de investir, é preciso ter calma, cautela e muita certeza de que o trabalho está saindo certo. Caso contrário a parede cai em cima de todo mundo.

Quanto mais clientes contratarem agências “BBB”, menos credibilidade o trabalho de comunicação terá. Então se você for um comunicólogo, valorize seu trabalho da maneira correta. Se você for dono de uma empresa, avalie seu fornecedor de comunicação pelo que você o contratou, e por quanto você o contratou. O barato às vezes pode sair caro, mas no final do dia a culpa pode ser sua de ter reduzido o valor de um trabalho quase artesanal.

Tenham objetivos claros e atingíveis. A comunicação ajuda a crescer sim, mas não é a única variável.  E sempre que precisar, converse com seu fornecedor: a comunicação é o principal pilar de qualquer bom trabalho.